terça-feira, 20 de julho de 2010

Use o Notebook de forma adequada

O notebook foi criado para manter o homem próximo do trabalho e da diversão. Steve Jobs, o mago do design e da portabilidade eletrônica levou essa ideia ainda mais longe, criando um notebook tablete, de linhas e contornos arrojados. Nos aeroportos, dentro de carros, cafés, supermercado, lá está ele. Outro dia cheguei a vê-lo no colo de uma pessoa no Parque do Ibirapuera e dentro de uma igreja. Com a chegada da internet sem fio, a febre dos computadores portáteis se alastrou para o mundo. A Abinee estima no Brasil um crescimento de 98% na venda dos notebooks, a empresa deve atingir a marca de 3,7 milhões de unidades por ano.

Compramos, vendemos, falamos, namoramos, localizamos e somos localizados. Enfim, o notebook acabou virando quase que uma prótese, prolongando o alcance de nossos dedos, materializando nossa imaginação. Porém, até que o homem desenvolva um computador acionado pelo pensamento, não dá para libertar os dedos dessa escravidão. Doenças por esforço repetitivo que atacam punho, cotovelo, ombro, pescoço e coluna já atingem 80% dos usuários.

Já que não podemos viver sem ele, o melhor é trazê-lo literalmente para o seu colo. O notebook deve ser colocado numa distância que permita uma leitura confortável e ao mesmo tempo provoque a menor inclinação possível da cabeça para frente. Mantenha os dedos alinhados com o punho. O ideal é procurar um encosto confortável, já que a sua coluna e cabeça devem ficar ligeiramente inclinadas para trás. Nesta posição procure mover os olhos e não a cabeça para visualizar o teclado. A tendência é de inclinar a cabeça para frente, o que gera um empurrão no pescoço que tende a girar a cabeça em direção à barriga, forçando a contração da musculatura da nuca.

A cada meia hora faça uma pausa. Leve as duas mãos à nuca e faça uma rápida massagem nessa musculatura. Alongue a cabeça para trás fazendo movimentos suaves de rotação para um lado e para outro. Faça o mesmo com os dedos das mãos. Use uma mão para alongar os dedos da outra em direção ao dorso e à palma da mão. Os olhos são mantidos focando o monitor e o teclado pela ação de pequenos músculos. Para aliviá-los durante a massagem na nunca procure olhar para cima.

Lembre-se: seus dedos precisam saber localizar de forma automática a posição das letras e números no teclado. Caso tenha que olhar para o teclado na hora de digitar cada letra procure fazer um curso de digitação, pois isso vai exigir uma inclinação menor da cabeça e aumentar o seu rendimento. No teclado do notebook temos a tendência de acompanhar o pequeno espaço entre as teclas, mantendo os dedos mais próximos uns dos outros. Procure mantê-los mais afastados, tente mover um pouquinho o punho para achar as teclas. Para preservar sua visão, trabalhe sempre com fontes grandes ou aumente o zoom de sua tela. Os laptops estão cada vez mais leves, mas procure carregá-lo numa mochila que se pendura nas costas com alças para os dois ombros.

Caso tenha que usar o laptop durante muito tempo, utilize o mouse e transforme o seu computador portátil num desktop. Neste caso, siga as instruções que já demos neste espaço para o uso de desktop.

Fique conectado em sua saúde.

Prof. Gil Lúcio Almeida

Fisioterapeuta, mestre pela UFSCar, doutor (PhD) e pós-doutorado por importantes instituições norte-americanas. Autor do livro “O Engraxate que virou PhD”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário