terça-feira, 20 de julho de 2010

Curta o terraço com segurança

O terraço é um sonho de consumo do homem urbano. Nele buscamos um quintal na floresta de concreto. Plantas, flores, uma bancada... é a tentativa de retornar às raízes do campo, em busca do pó que deu origem à vida. O ambiente relaxante dos terraços ajuda as pessoas a encontrar um pouco de paz, depois de uma jornada dura de trabalho.

Como saco vazio não para em pé, nada melhor para acalmar o estômago do que um bom churrasco. Ao apreciar uma carne na brasa, lembramos de nossos antepassados, os quais adoravam assar a caça. Deles também herdamos essa mania de soltar um grito de guerra a favor de nossa tribo, hoje representada pelo time de futebol. Assim, comer e ver uma partida de futebol virou mania mundial, seja na mesa de um bar ou à beira de uma churrasqueira. Não é por outra razão que nos novos apartamentos os terraços estão ao lado da sala de televisão, equipados com uma churrasqueira.

Linhas retas, cores claras e azulejos ajudam a manter o terraço alegre e com mais higiene. As empregadas agradecem pelos pisos lisos na hora da limpeza. No entanto, pedaços de gordura, bebidas e água nesses tipos de pisos são convites para a queda. Crianças em terraços sem tela de proteção, nem com supervisão do adulto.

Acender e apagar fogo em uma churrasqueira pode não ser uma tarefa trivial, mesmo para aqueles que não dependem de esfregar uma madeira na outra. Soprar ou usar pedaço de papelão para aumentar o fluxo de ar ajuda, mas pode gerar acidentes. O melhor é comprar um gel acendedor ou usar um pão velho e encharcá-lo com álcool. Coloque o carvão em forma de fogueira sobre o gel.

Não jogue o álcool no fogo, acenda o fósforo e jogue-o sobre o gel. Se usar um isqueiro, acenda um pedaço de papel e jogue sobre o álcool. Combustíveis com querosene, óleo diesel, álcool de carro e gasolina são adequados para mover carros e aviões, mas não para acender uma churrasqueira. Além de provocar explosões, eles fazem mal à saúde e deixam um cheiro forte nas roupas.

Não use água para apagar o fogo da churrasqueira. Espere as cinzas esfriarem antes de jogá-las fora. Se preferir, use-as como adubo para as plantas.

Perto do fogo da churrasqueira ou debaixo do sol a embriaguez chega mais rápido, soltando a língua até dos mais tímidos. O calor aumenta a circulação sanguínea, facilitando a absorção de álcool pelo sangue. Mas não vá colocar gelo na cabeça e ficar longe do fogo achando que evitará a embriaguez, mesmo depois de algumas latas de cerveja.

Ferramentas cortantes (espeto, faca, garfos) costumam fazer um estrago no adulto, imagine nas mãos de uma criança. As crianças possuem uma curiosidade singular para aprender como se assa um carne. Porém, elas devem ser mantidas longe das churrasqueiras e sob constante supervisão na presença de fogo.

O cozinheiro precisa de espaço e segurança. As bancadas e pias devem estar na altura da cintura. Acomode tudo o que vai usar para o churrasco (carne, linguiça, sal, cebola, espetos etc) em um lugar limpo, de fácil acesso e que evite a necessidade de torcer o tronco para manuseá-los. Não dobre a coluna sobre a pia e mantenha os braços em uma posição mais relaxada.

Churrasqueiras não foram feitas para ser usadas em ambientes fechados (garagem ou cozinha). Se o terraço tiver vidraças, abra-as. Nunca coloque nada que possa pegar fogo com facilidade perto da churrasqueira. Não use roupas muito folgadas e tome cuidado extra se estiver ventado muito, para que o fogo não atinja a sua roupa. Fique sempre atento ao fogo e não tente mover uma churrasqueira quente.

Se seu convidado se mexer a todo o momento nos bancos sem encosto do terraço, pode ser porque esses bancos aumentam as dores na coluna. Uma boa saída é usar uma parede como encosto ou deixar o convidado ficar no sofá.

Cuidado com as churrasqueiras portáteis em apartamentos. Verifique com o zelador se existe permissão para usar uma churrasqueira, principalmente se for a gás. Tenha certeza que o exaustor da churrasqueira está funcionando a todo o vapor. Nada irrita mais o vizinho do que ter o apartamento cheio de fumaça.


Prof. Gil Lúcio Almeida

Fisioterapeuta, mestre pela UFSCar, doutor (PhD) e pós-doutorado por importantes instituições norte-americanas. Autor do livro “O Engraxate que virou PhD”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário