terça-feira, 20 de julho de 2010

Cuidado com as armadilhas do banheiro

O banheiro possui várias armadilhas que podem causar escorregão e queda, gerando fraturas e até morte. Pessoas com dificuldade de equilíbrio e de mobilidade, artrite e osteoporose possuem maior risco de queda. Um em cada três idosos acima de 65 anos cai todo ano. Fraturas dos ossos do braço e quadril são as mais frequentes, assim como as luxações das articulações do punho, cotovelo, tornozelo, quadril e joelho. No Brasil estima-se que cerca de 150 mil pessoas vão parar no hospital anualmente por causa de fratura do quadril.

As quedas no banheiro também são frequentes entre as crianças. Uma criança perdeu a vida brincado de escorregar. Ela sentava no vaso sanitário e jogava o corpo no piso ensaboado. Afogamento nos vasos sanitários, bacias e banheiras também não são muito raros entre as crianças pequenas.

As causas do escorregão e queda são várias, mas a boa notícia é que elas podem ser prevenidas. Reserve um tempo para identificar e eliminar as armadilhas em sua casa que podem causar a queda. Os porta-toalhas e saboneteiras não foram feitos para segurar o peso de uma pessoa. Coloque barras e corrimões nas paredes, boxe e banheira. Cuidado com o excesso de xampu, espuma e pedaços de sabão no piso; tudo isso deixa-o mais escorregadio.

Em caso de idosos e pessoas com problemas de mobilidade e equilíbrio, use um banco para auxiliar no banho de chuveiro e torneiras que não induzam a torção do tronco. No piso da pia, coloque tapetes antiderrapantes e, para a banheira e chuveiro, dê preferência a um tapete antiderrapante do tipo adesivo. Limpe e enxugue qualquer acúmulo de água. No banheiro use sempre chinelas antiderrapantes do tamanho de seus pés. Se tocar o telefone ou a campainha durante o seu banho, não corra para atendê-los.

Algumas medidas devem ser tomadas quando crianças e idosos utilizarem a banheira. É recomendável que primeiro sentem na banheira e com muito cuidado coloquem primeiro uma perna dentro da água, como que fazendo cavalinho. Em seguida, devem trazer a segunda perna, sentando para dentro da banheira. É importante aproximar o corpo de uma barra e segurá-la para sentar ou deitar na banheira e também para ficar em pé e sair dela. E não se esqueça: para contribuir com o meio ambiente, diminua o consumo de água.


Prof. Gil Lúcio Almeida

Fisioterapeuta, mestre pela UFSCar, doutor e PhD por importantes instituições norte-americanas. Autor do livro O Engraxate que virou PhD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário