terça-feira, 20 de julho de 2010

Enquanto assiste TV, cuide de você

É muito gostoso chegar em casa depois de uma longa jornada de trabalho e deixar o corpo cair no sofá. Em um gesto quase instintivo, apertamos o controle remoto e transferimos para a tela da TV o mundo que gostaríamos de encontrar. Os mais antenados agendam, via internet, os programas que desejam assistir quando chegarem em casa. Assim, antes que a chave abra a porta, a TV já está mostrando a programação selecionada. Porém, a maioria das pessoas ainda prefere delegar essa função às emissoras de TV e esperar para saber o que reservaram para elas.

Neste momento de descanso ou, para alguns, de ócio criativo, prestar atenção em detalhes como a posição correta do corpo no sofá pode parecer exagero. Implicar então com o ângulo de visão da tela da TV já seria ir longe de mais. Mas esses detalhes podem influenciar no seu bem estar quando deixar o aconchego do sofá. Deitar com a cabeça apoiada no braço do sofá por longo período pode gerar várias lesões na região do pescoço. Essa posição é pior quando deitamos com a barriga para cima e viramos a cabeça para focar a telinha. Se quiser deitar, o melhor é ficar de lado com uma almofada sob o pescoço de modo a manter a cabeça alinhada com o tronco. Nesta postura, dobre os joelhos usando uma almofada entre eles. Colocar os pés sobre o braço do sofá, acima do nível do tronco, pode ajudar na circulação sanguínea, favorecendo a diminuição de edemas e inchaços nos pés.

A melhor posição para assistir TV é a sentada, com o tronco levemente inclinado para trás e bem apoiado no sofá ou em almofadas. A TV deve ser colocada de preferência em frente ao o tronco e em uma altura que não force a inclinação exagerada da cabeça para baixo, para cima ou para os lados. Se estiver em uma poltrona colocada ao lado da TV, não gire o tronco para vê-la. Levante-se e gire a poltrona, de forma que sua coluna fique o mais alinhada possível com a TV.

A melhor distância da TV é aquela que possibilita uma visualização confortável. Com o advento da alta definição, não existe imagem embaraçada, mas sim olhos que precisam de óculos. Use-os se for necessário para que você veja o mundo colorido da tela com contornos bem definidos.

Se você é daqueles que dormem assistindo TV, mesmo sentado, lembre-se que com o sono perdemos o controle da musculatura da cabeça e ela pode pender para um dos lados causando dores e lesões no pescoço. Neste caso procure sempre manter um apoio para a cabeça.


Prof. Gil Lúcio Almeida

Fisioterapeuta, mestre pela UFSCar, doutor e PhD por importantes instituições norte-americanas. Autor do livro O Engraxate que virou PhD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário