terça-feira, 20 de julho de 2010

Onde colocar o bebê para dormir?

A rotina da família nunca mais será a mesma com a chegada de um bebê em casa. O primeiro desafio é criar um padrão regular de sono para o recém-nascido e uma nova rotina, que atenda as necessidades de todos.

A mudança abrupta nas atividades costumeiras e as noites sem dormir irritam toda a família. Uma vez sonhei que jogava o meu bebê no meio da noite dentro do lixo, tamanha era a minha frustração por não poder dormir em paz. Então, senti um forte remorso no peito. Abri o lixo e aquela coisinha linda sorriu para mim. Acho que é por isso que o criador mandou os bebês com carinha de anjo e com cheirinho irresistível. Não existe nada no mundo melhor para mudar o semblante fechado de uma pessoa.

O fato é que precisamos acomodar o novo presente. A primeira providência a tomar é a escolha do lugar onde colocá-lo para dormir. Nas primeiras semanas, alguns pais preferem colocar o berço próximo de suas camas. Outros radicalizam e trazem o bebê para a própria cama. Um dado interessante é que 75% dos bebês passam algum tempo dormindo na cama dos pais. Este costume é comum em algumas tribos indígenas, pois os bebês buscam o peito materno durante a noite, assim como os macaquinhos. Estes povos não entendem como a mãe pode ficar separada do filho pequeno. A ciência nos prova que de certa forma estas tribos estão certas, porque estar próximo é uma excelente forma de criar o laço entre o recém-nascido e a família.

Alguns palpitam que a falta deste laço, apego seria uma das causas dos problemas de relacionamento entre pais e filhos. Por ser neto de um homem que teve 30 filhos dormindo fora do quarto materno, sou testemunha que deve existir certo exagero nesta crença. Porém, é certo que colocar o bebê para dormir próximo dos pais elimina a utilidade da famosa babá eletrônica (aparelho que amplifica no quarto ao lado o choro do bebê).

As estatísticas revelam que o bebê que dorme com os pais tem um risco maior de morrer sufocado. Colocar o berço ao lado da cama reduz tais riscos, mas não diminui as olheiras dos pais. Nosso cérebro está programado para ignorar barulhos comuns durante a noite, como a buzina de um carro. No entanto, para proteger nossas crias, qualquer barulho do bebê pode nos colocar de olhos abertos e prontos para socorrer nossos filhos.

Assim, na vida moderna é recomendável que deixemos o recém-nascido dormir em um quarto separado. O berço deve ser colocado fora da corrente de ar (entre a janela e a porta). O bebê chora apenas quando está com fome, dor ou algum tipo de desconforto.

Dentro de casa não existe nenhum predador para atacar sorrateiramente seu filho. Assim, procure relaxar e criar uma rotina para o recém- nascido. Lembre-se que nascemos programados para fazer o mundo girar a nossa volta e se não tomarmos cuidado, antes que percebamos, o bebê terá imposto a rotina dele. Siga a risca as orientações da enfermeira sobre o período das mamadas, aos poucos tudo vai se tornando natural. Quando você menos perceber, o bebê vai acordar cada vez menos durante a noite, logo ele só acordará na manhã seguinte.

Nós homens não podemos substituir nossas esposas na suculenta mamada, mas podemos auxiliar de inúmeros jeitos. Seja ajudando na troca das fraldas, entrando com o bebê de baixo do chuveiro, brincando de cavalinho, além de ser útil é uma ótima pedida para reforçar o laço entre o bebê e o pai.

Prof. Gil Lúcio Almeida

Fisioterapeuta, mestre pela UFSCar, doutor (PhD) e pos-doutorado por importantes instituições norte-americanas. Autor do livro “O Engraxate que virou PhD”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário